blog

As Vantagens De Usar WordPress Para Desenvolvimento De Sites

post-wordpress

Sites com a cara da sua empresa, com qualidades responsivas, que seja atrativo no mercado e agradável ao usuário final, são fáceis de serem feitos e configurados.

1. O que é WordPress?

Antes de mais nada WordPress é que uma ferramenta de construção e criação de sites, com ênfase no desenvolvimento de blogs, lojas virtuais, ou até mesmo uma simples home page para mostrar o funcionamento de determinada marca ou produto de sua preferência. Segundo o próprio site wordpress.com, essa ferramenta é usada na criação de cerca de 36% dos sites presentes na internet.

Seja como for é ideal para quem procura facilidade, atualidade e elegância sem deixar de lado bom desempenho e segurança.

2. Fácil instalação

Primeiramente para fazer a instalação não tem muito mistério, você pode fazer o download dos arquivos wordpress, upar na sua hospedagem com respectivo domínio e fazer a devida conexão com o banco de dados. Seja como for daí já pode personalizar o conteúdo do seu site, deixando com sua cara e seu estilo ou até mesmo com o da sua empresa.

Fonte: wordpress.org

Mas e pra quem ainda não tem uma hospedagem, domínio e até mesmo um banco de dados? Não se preocupe, o sistema de arquivos do wordpress também se adapta à localhost, que inclusive é o método preferido dos desenvolvedores. Em outras palavras basta usar com as ferramentas certas, para fazer a conexão com o banco de dados pode ser usado o Xampp, WampServer, entre outras.

Os arquivos para download estão disponíveis para download no site do WordPress: https://br.wordpress.org/download/

3. Responsivo

Nesse sentido o WordPress não é limitado somente à uma tela retangular de um computador. Em outras palavras, os sites feitos através do wordpress são totalmente responsivos e se adaptam a qualquer tipo de dispositivo e resolução automaticamente, sem nenhuma configuração adicional, enfatizando assim a sua facilidade de criação de um site completo.

Site em Desktop. Fonte: https://ej4bytes.com.br/
Site em Tablets e Ipads. Fonte: https://ej4bytes.com.br/
Site em dispositivos móveis. Fonte: https://ej4bytes.com.br/

4. Aparência e Temas

Temos que sites comuns e desorganizados não são tão atrativos ao público, mesmo que o seu site esteja no topo das buscas, o cliente dificilmente vai querer voltar a ele. A forma como o seu site é mostrado, reflete o jeito de como sua empresa é e como ela é organizada e atrativa.

Bem como, o wordpress é disposto de vários temas, cada um com foco em alguma especialidade, seja Home Page, Página de Blogs, E-Commerce entre outros. O importante é saber o tema certo para usar e combinar com outras características que o wordpress disponibiliza como os plugins, os menus e os widgets que podem ficar presente ou não na sua página inicial.

5. Plugins, Menus e Widgets

Atualmente esses aliados chegam para complementar de vez o seu site, seja o que for que esteja faltando, pode procurar dentre estes pois com certeza irá suprir as necessidades.

Em outras palavras, os plugins são pequenos “aplicativos” com determinadas funções que você pode acrescentar no seu site. Funções que o seu tema não disponibilizou e que é necessário ter no seu site. Assim como o esquema dos temas, os plugins estão em versões pagas e gratuitas.

Os menus e widgets são voltados para criar pequenos atalhos para a navegação no seu site se tornar mais rápida e efetiva.

6. Facilidade no uso e manutenção

Além disso digamos que o seu site já está pronto para publicação ou até mesmo já está publicado. Você quer fazer algumas modificações, seja para verificação do desempenho ou para configurar alguma coisa. Nesse sentido o painel de controle do site wordpress é bem intuitivo e voltado justamente para as mudanças e manutenção do site serem feitas de forma rápidas e fáceis.

Ademais é muito usual para fazer postagens de notícias na página  de blogs, assim o seu site sempre se manterá atualizado e movimentando a balança de pesquisas do Google.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram