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4 Técnicas de Venda Infalíveis para o seu Negócio.

Precisando dar um upgrade na forma de como suas relações de negociação funcionam? Aqui vão 4 técnicas que prometem ser matadoras na hora de converter leads em clientes.

1 – Foque no benefício:

Você sabe do potencial do produto que sua empresa oferece, certo? Contudo, na maior parte dos casos, as vendas se dão em torno do preço, valor monetário atribuído ao produto, o que torna a negociação monótona e pouco agradável para o cliente – afinal, ninguém gosta de falar de números sempre, não é mesmo? – por isso, são necessárias técnicas que vão fazer o cliente sentir-se cativado pela solução oferecida por você. Em vez de focar no valor de mercado do produto, foque em o que esse produto tem a oferecer que o torna irrecusável para o cliente. Mostre que, sem sua solução, o cliente não irá atingir os objetivos que tem para a sua empresa ou negócio.

Apresente seu produto como algo jamais visto, apresente-se como um rei. Essa tática ativa o gatilho mental da autoridade, logo seu cliente terá a plena certeza de que está conversando com alguém que tem total domínio do assunto e sabe o que está fazendo, dessa forma as chances de fechar um bom negócio são elevadas a níveis exponenciais.

“Esse produto custa apenas 3000 reais, bem abaixo dos preços de mercado!”

“Esse é o produto que você precisa, ele vai suprir todas as suas necessidades por um preço acessível!”

Coloque-se no lugar do cliente. Veja qual frase do vendedor faria você fechar negócio.

2 – Escute seu cliente

Todos gostam de falar, não é? Com os clientes não é diferente, por isso fique atento e preste atenção em cada detalhe do que eles falarem, pois qualquer coisa pode usar usada mais adiante como um gatilho para fechar um negócio. Por isso, mostre-se interessado em entender as dores do seu cliente, não tenha medo de ser empático. Se for preciso, coloque-se no lugar dele para entender melhor a sua situação e oferecer o produto certo que possa suprir cada uma de suas necessidades.

Abuse dos gestos corporais, enquanto escuta seu cliente, opte por pequenos movimentos como acenar levemente com a cabeça em concordância, mas nada de fazer isso a ponto de assustar alguém, ok?  Dessa forma, o cliente verá você como um bom ouvinte e como alguém que está disposto a ajudar de alguma forma.

Use perguntas abertas.

Mas o que são perguntas abertas?

São perguntas que não são respondidas apenas com “sim” ou “não” ou com apenas uma palavra. São perguntas que abrem espaço para uma discussão ou revelem bastante para o interlocutor. Aqui vai um exemplo:

“Qual é a situação do seu empreendimento durante esses meses de pandemia?”

Essa pergunta abre espaço para você entender o contexto em que seu cliente em está inserido, quais são suas dores, entre outras coisas. Seja criativo e não tenha medo de perguntar!

3 – Tenha sempre uma carta na manga:

Vender nunca foi uma tarefa fácil. Você deve ser astuto e dar tudo de si para conseguir converter um lead em cliente. Para isso, você pode utilizar algumas cartas na manga.

Ter essa carta é o que fará total diferença no rumo da negociação, é oferecer ao cliente algo quando ele não espera nada de você, é “pegar” o cliente de surpresa e tornar seu produto irrecusável para ele.

Você pode oferecer algum desconto em alguma renovação,oferecer um produto complementar pela metade do preço ou até mesmo divulgar a empresa do seu cliente junto com a sua. As possibilidades são enormes, seja criativo e ofereça algo para o cliente que seja o estopim para o fechamento do negócio, dessa forma ele irá se sentir tentado a ser um consumidor fiel do seu produto.

4 – Conheça o seu cliente:

Você deve concordar que é mais bem mais fácil se comunicar com quem conhecemos, certo? Com o cliente não é diferente. Não deixe para conhecer tudo sobre ele no momento da negociação, pois esse não é o foco. Pesquise sobre seu cliente, literalmente dê uma de “stalker” e descubra seus gostos, pontos fortes e fracos.

Com isso em mãos, é sempre uma ótima opção procurar interesses em comum para criar um elo entre o negociador e o cliente – se for o time de futebol, já é uma boa certeza de negociação bem sucedida -, tornando o ambiente de venda mais agradável. 

Agora que você sabe um pouco do seu cliente, ajuste sua estratégia de negociação baseando-se na personalidade de com quem você está negociando. Alguns podem ser mais abertos a fechar negócio, alguns são mais “casca-grossa”, mas sempre, sempre tenha paciência e adapte seu discurso, independentemente do perfil psicológico do cliente, dessa forma você deve se sair bem em grande 90% das negociações.

Hora de por em prática, não é? Essas dicas são super valiosas, mas de nada adianta se não forem postas em prática, use e abuse dessas técnicas e seus negócios serão elevados a um novo nível!

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